Associe-se
Valor Exato: Informações, Relatórios e Transparência
As publicações em Economia de Empresas e Administração, sejam elas científicas ou aquelas tratadas em revistas de negócio, examinam assuntos pertinentes aos desafios da vida empresarial. Um deles que nos dedicamos aqui refere-se aos cuidados para evitar quatro situações que prejudicam a gestão:
1 – Sobrecarga de Informações;
2 – Relatórios Complexos;
3 – Visões pouco Transparentes dos Ambientes da Empresa;
4 – Excesso de Ferramentas para Análise Empresarial.
- A sobrecarga de informação tem origem no pode do aparelho celular de concentrar conversas de vários ambientes: familiar; entretenimento; trabalho. Ao estar conectado com todos os aspectos da vida causa efeito sobre nossa capacidade de tomar decisões. Você não pode deixar de usar seu aparelho, mas o foco de cada um não se mistura. Você não encontrará pessoas realmente com discernimento utilizando tudo ao mesmo tempo!
- Muitos relatórios empresariais não ajudam! Se você teve uma trajetória da tentativa e erro (absolutamente normal e necessária) ou mais intuitiva, ter acesso também a formatos elegantes de relatórios tanto melhor! O fato é que o que está escrito, o que significa e como você interpreta!
- A transparência das metas, objetivos e propósitos de maneira geral da sua atividade e as decisões para alcança-las estão claras para todos que trabalham com você? Como se vive dentro de sua empresa?
- Ferramentas para decisão desconectadas ou dispersas com relação as metas propostas.
Uma maneira de avaliar esses quatro pontos é realizar uma leitura qualitativa da Demonstração de Resultados. Esse demonstrativo já foi explicado aqui no Valor Exato. Sugestão de uso:
- Avalie o conceito de custos que se relaciona às mercadorias e insumos necessários à produção, comercialização ou prestação de serviços. Excessos ou ausência de itens; planejamento de compras; fluxo de pagamentos das compras à prazo. Esse item se relaciona com a qualidade dos fornecedores, prazos de pagamento etc. Analise quem faz a gestão de estoques; responsáveis pelas vendas e atendimentos.
- Analise as despesas e importância de cada uma segundo a origem e funcionalidade.
- Entenda os tributos e encargos sobre o faturamento, folha e lucros. Os períodos de recolhimento e valores. Isso leva a pensar se o preço está correto, ou seja, se está incorporando de fato os tributos.
- Lucro apurado. Uma visão dos últimos cinco anos dos itens acima e dos lucros favorecem uma apreciação do seu esforço e de melhorias que deve fazer.
A Demonstração de Resultados é produzida pela Contabilidade. Mas, todos os itens que pertencem a esse Demonstrativo tem repercussão financeira. Dessa forma, o acompanhamento dos custos e despesas, não exatamente pelos valores, mas pelas circunstâncias, responsáveis, formas de controles e origem das decisões criam uma forma mais simples e objetiva para melhor discernir as informações dos relatórios gerenciais e linguagem interna em busca das metas.