Associe-se
São Carlos entra na fase vermelha e obriga comércio a fechar
O governo do estado regrediu a região de São Carlos para a fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da economia. Com isso, o comércio e serviços não essenciais a serão obrigados a fechar partir dessa segunda-feira (08). A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa na última sexta-feira (05), pelo governador João Doria.
A fase vermelha só permite o funcionamento normal de serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.
O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, lamentou a regressão de fase e ressaltou os esforços que a instituição, assim como os comerciantes, vem fazendo ao longo da pandemia. “Estamos muito apreensivos com essa notícia, fizemos tudo o que foi possível para manter o comércio em pleno funcionamento, seguindo rigidamente todas as normas de segurança, mas agora não há muito o que fazer, a não ser pedir para que todos mantenham as medidas de higiene, e que os consumidores fiquem de olho nas atualizações do horário do comércio. É um momento crítico para todos nós comerciantes, por isso pedimos a colaboração de todos, para sairmos logo dessa fase”, comentou Zelão.
Vale lembrar que em caso de descumprimento das regras, o estabelecimento está sujeito a multa de R$ 5 mil – com aplicação em dobro a cada reincidência – e outras sanções de natureza civil, administrativa e penal. Se o infrator persistir na prática irregular, poderá haver interdição da atividade.
Tabela fase vermelha