Matriz de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças para o Fluxo de Caixa

Na atividade do comércio, com fluxos diários de compras e vendas, a elaboração do fluxo de caixa semestral é uma ferramenta importante para a gestão. No Informativo do dia 12 de julho, tratamos desse tema apresentando uma estrutura básica do fluxo.

Nesta oportunidade, acrescentamos uma ferramenta que pode favorecer ainda mais o preenchimento das informações pertinentes das receitas e dos pagamentos. Trata-se da matriz SWOT (sigla em inglês) para as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é um instrumento com múltiplos usos.

FIGURA 1 – Ilustração da Matriz SWOT

ITENS DO FLUXO

Forças

Fraquezas

Ameaças

1)Faturamento Projetado

2)Custos Projetados

2.1)Folha de Pagto - Pessoal Vendas

2.2) Custos das Mercadorias Vendidas

3) = (1-2)

Lucro Bruto

4)Despesas

5)= (3-4) Resultado Líquido

6)Saldo Acumulado de Caixa

Fonte: Elaboração própria.

Para o preenchimento, o comerciante/empresário que deve reunir as suas fontes de informação para sistematizá-las com foco no planejamento. A Figura 1 acima, pode servir para essa tarefa.

A existência de recursos informacionais com dados econômico-financeiro das empresas favorece o preenchimento mais realista possível desse fluxo. Um exemplo de preenchimento pode ser útil ao entendimento do uso da Figura 1. No caso do faturamento, a apuração do ABC das vendas pode indicar o perfil de clientes que representam a força das vendas de uma empresa. O faturamento de clientes A e B podem representar as forças, enquanto as vendas de clientes C podem ser a fraqueza.

As oportunidades se referem tanto ao aspecto interno do empreendimento quanto externo. Melhorias no tratamento dos clientes, aliado às inovações como plataforma de vendas, uso de mídias sociais com resultados estatísticos para análise são algumas das possibilidades. As ameaças podem vir da concorrência com produtos substitutos ou similares; do conhecimento assimétrico entre atendente e consumidor sobre os recursos do produto da venda ou de um mark-up inviável comercialmente.

A comparação do preenchimento com as evidências melhora a capacidade de gestão da atividade.

(Redação: Elton Casagrande)