Associe-se
Informativo Econômico ACISC n. 6
Exportação, Importação e Saldo Comercial de São Carlos (SP)
A cidade de São Carlos participa do comércio exterior com uma pauta variada de produtos. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio Exterior e Serviços (MDIC) os principais produtos exportados são motores, lápis, gizes, bombas de ar ou de vácuo, bombas pneumáticas, motores elétricos e não elétricos.
A constituição deste parque industrial é marcada pelo desenvolvimento integrado à competição internacional e que influencia o mercado de trabalho e suas qualificações. A oferta de trabalho e os rendimentos locais recebem influência positiva quanto maior for a participação do município no comércio exterior.
Principais Produtos Exportados pelas Empresas de São Carlos em maio de 2019
Fonte: Ministério da Indústria e Comércio Exterior.
Nos cinco primeiros meses do ano o saldo da balança comercial foi negativo, apesar de terem existido superávits nos meses de março e abril de 2019. Além dos ciclos de consumo internacional, há uma série de variáveis que interferem nos valores exportados, como a taxa de câmbio e volumes contratados.
Se a taxa de câmbio depreciada favorece as exportações, por outro lado, encarece as importações. Contudo, para uma avaliação pertinente, há de ser considerada o conceito de taxa de câmbio real efetiva, uma conta mais complexa para explicar o comportamento dos mercados e das tendências que afetam os mercados das empresas exportadoras.
Exportação, Importação e Saldo Comercial de São Carlos (em US$)
Fonte: Ministério da Indústria e Comércio Exterior.
Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.