Associe-se
Informativo Econômico ACISC nº 11
A balança comercial de São Carlos com o Resto do Mundo apresentou recuperação do Saldo Comercial a partir do mês de março de 2019, com aumento expressivo das exportações no mês de junho de 2019. As exportações de janeiro a junho atingiram US$ 205 milhões de dólares, o que representou aumento de 26% das exportações com relação ao mesmo período de 2018.
As importações, por outro lado, cresceram apenas 0,79% com relação ao mesmo período em 2018. O saldo de US$ 12 milhões de dólares foi obtido com 69 exportadores e 118 importadores, registrados no primeiro semestre do ano. A demanda por bens e serviços externos cria oportunidades para as cidades de maneira geral, e favorece a expansão do mercado de trabalho local.
Na Tabela 2 resumimos os principais produtos exportados da cidade de São Carlos e na Tabela 3 os principais produtos importados. Em ambos os casos é possível ter uma noção da estrutura industrial do município.
A capacidade do País e da cidade de desenvolver novos produtos e processos favorece a expansão das exportações. Entre os vários atributos que São Carlos manifesta enquanto cidade existe Ciência, Tecnologia e Capacidade Empresarial. No século XX o processo de crescimento industrial baseou-se na substituição de importações.
Neste século o desenvolvimento depende da superação do modelo de economia de eficiência para a consolidação de uma economia de inovação com valorização dos Recursos Humanos.
Sobre
O Informativo Econômico ACISC é elaborado pelo Núcleo de Economia da ACISC em convênio com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo do Departamento de Economia da UNESP Araraquara, sob a coordenação do Prof. Dr. Elton Eustáquio Casagrande e supervisão do Presidente da ACISC José Fernando Domingues.