Associe-se

Você também pode ligar para:

(16) 3362-1900 (16) 99798-9540

Educação Economica e Financeira

Neste informativo iniciamos a temática de educação econômica e financeira para empresas. A publicação ocorrerá toda última semana do mês. Começamos com a contabilidade gerencial e seu uso para a gestão de empresas. Com foco na produção de informações das operações, da condição econômica e financeira a contabilidade gerencial depende dos dados trabalhados na contabilidade fiscal.

A contabilidade fiscal é a mais conhecida e define a interação entre empresários e contadores. O tratamento fiscal compreende o registro dos fatos contábeis voltados aos usuários externos, como instâncias governamentais, Receita Federal e Estadual, credores etc.

A contabilidade fiscal está condicionada às disposições legais, organizada por regras contábeis e registra os dados nos demonstrativos contábeis à saber: 1) Balanço Patrimonial; 2) Demonstração de Resultados do Exercício; 3) Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido; 4) Demonstrações do Fluxo de Caixa; 5) Demonstração do Valor Adicionado, entre outros.

A contabilidade gerencial, por sua vez, cria informações para os usuários internos da empresa, a partir dos dados da contabilidade fiscal. Portanto, quanto mais frequente a produção dos relatórios fiscais, mais ajustada será a produção de indicadores gerenciais.

A liquidez corrente é calculada pela divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. O ativo circulante compreende valores realizáveis no período fiscal e correspondem ao caixa, aplicações financeiras, estoques, valores à receber no período fiscal. O passivo circulante corresponde, por sua vez, as obrigações como fornecedores, salários, tributos e contribuições e demais obrigações à pagar.

Quando o resultado da divisão é maior do que a unidade (1), para cada unidade à pagar de obrigações, a empresa possui mais de uma unidade em Reais ($) à receber. Se o resultado da divisão é menor do que a unidade, a empresa possuí menos de uma unidade monetária para saldar dívidas. No primeiro caso, a condição de solvência está assegurada. No segundo caso, a empresa não dispõe de valores à receber para saldar as obrigações. A condição da solvência nesta situação dependerá dos prazos de recebimento e de pagamento.

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!