As especialidades produtivas e instituições de localidades são classificadas de acordo com a “CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas”. Tal classificação permite se observar a tipologia das empresas em cidades e regiões.

É interessante refletir como as cidades se organizam produtivamente. As buscas pela identificação das especialidades têm algumas origens bem definidas segundo a “Teoria Econômica”.  

A existência do capital físico, monetário, financeiro e intelectual, do trabalho e dos processos tecnológicos fazem surgir empresas que se expandem e adquirem conhecimento tácito e formal.  

O conhecimento formal é oriundo de instituições de ensino – de acordo com os extratos educacionais, como o “Fundamental, Médio e Superior e de Serviços oferecidos pelo Sistema S – Sesi, Senai, Senac, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop. Há também institutos de ensino federais de ensino, instituições de formação e treinamento, escolas técnicas etc.

Todas essas instituições geram competências, conhecimento e especialidades que se voltam para organizar e explorar a riqueza não humana e humana como forma de gerar rendimentos e bens e serviços. Na Teoria Econômica, o conceito de Riqueza é o conjunto de ativos quem podem gerar rendimentos quando organizado com propósito econômico.

A existência do emprego só ocorre porque existe demanda da sociedade por bens e serviços e atender a essa demanda proporciona lucros. Do contrário, sem perspectivas de lucros não existiria a “Oferta Agregada”. Oferta e demanda, em última instância, organizam a produção nos mercados.

Na cidade de São Carlos, o número de empresas do setor da agropecuária totaliza 209 unidades produtivas. A distribuição dessas atividades ocorre para a seguinte seleção: abates, apicultura, criação, cultivo, pesca e produção de produtos da agropecuária. Excluímos as atividades que estão classificadas como “Apoio” às atividades agrícolas e, portanto, ficamos com as atividades diretas do setor.

As empresas de cultivo de cana de açúcar somam 46 unidades produtivas, seguida de serviços de colheita e preparação de terreno com 44 empresas, criação de bovino de corte 26, de ovos 20 empresas e apicultura 14.

A Tabela 1 abaixo reúne as atividades e a quantidade. O total de empregos gerados no setor totalizou 2.428 vínculos ao final de 2024. Em fevereiro de 2025, o total de vínculos atingiu 2.643 vínculos.

O rendimento médio do setor, ao final de 2024 – estatísticas disponíveis, atingiu R$3.100,00. Se o número de empresas é menor do que da indústria, serviços e do comércio, o volume de bens finais e insumos são as fontes cruciais para a produção dos demais setores produtivos.

TABELA 1 - EMPRESAS ATIVAS por ATIVIDADE ECONÔMICA NA AGROPECUÁRIA 

Empresas Ativas por Atividade Econômica 

Quantidades 

Cultivo de cana-de-açúcar 

46 

Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 

44 

Criação de bovinos para corte 

26 

Produção de ovos 

20 

Apicultura 

14 

Criação de animais de estimação 

14 

Criação de frangos para corte 

12 

Cultivo de laranja 

5 

Criação de bovinos para leite 

4 

Cultivo de flores e plantas ornamentais 

4 

Cultivo de milho 

3 

Abate de aves 

2 

Criação de outros galináceos, exceto para corte 

2 

Cultivo de eucalipto 

2 

Produção de pintos de um dia 

2 

Criação de asininos e muares 

1 

Criação de peixes ornamentais em água salgada e salobra 

1 

Cultivo de café 

1 

Cultivo de frutas de lavoura permanente não especificadas anteriormente 

1 

Cultivo de morango 

1 

Cultivo de mudas em viveiros florestais 

1 

Cultivo de outras oleaginosas de lavoura temporária não especificadas anteriormente 

1 

Cultivo de soja 

1 

Pesca de peixes em água doce 

1 

Frigorífico - abate de bovinos 

1 

Frigorífico - abate de suínos 

1 

TOTAL 

209 

                                                                            FONTE: Mapa de Empresas do Governo Federal. 

WhatsApp

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, para saber mais leia nossa Política de privacidade. ACEITO!