O atual presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, recebeu na manhã desta sexta-feira, 09 de fevereiro, no Palácio do Comércio “Miguel Damha”, a visita do novo diretor do Procon São Carlos, Lucas Ferreira Leão.
Participaram também deste encontro, a futura presidente da ACISC, Ivone Zanquim – que assume seu mandato no próximo dia 22 de fevereiro – e o secretário municipal de Relações Legislativas e Institucionais, Mateus Aquino.
Lucas comentou qual foi o objetivo da reunião. “Foi uma reunião de apresentação à associação, onde procurei identificar os anseios dos comerciantes, entender qual é a principal relação da ACISC com o Procon São Carlos, além de buscar soluções e projetos que, claro, beneficiem os consumidores, mas procurando sempre uma relação harmônica com os comerciantes”, afirmou.
Para Zelão, essa aproximação é muito importante e benéfica, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores. “Temos uma parceria de muitos anos com o Procon e esse encontro serviu para que pudéssemos conhecer o Lucas, novo diretor do Procon, além de conversarmos sobre os anseios dos comerciantes e, assim, traçar projetos e planejamentos futuros”, afirmou.
Ivone, futura presidente da ACISC, também destacou como positiva, a visita do Procon e do representante da Prefeitura. “Isso mostra a importância que a nossa entidade tem dentro da sociedade são-carlense. Aproveitamos para renovar a nossa parceria e nos colocamos à disposição para enfrentarmos todos os desafios de mãos dadas, sempre em benefício do Comércio e dos consumidores da nossa cidade”, destacou.
Dentre os projetos discutidos no encontro, o novo diretor do Procon ressaltou que pretende retomar o Procon Móvel. “Uma oportunidade de circular na cidade e levar o Procon mais perto da população, dos consumidores e dos comerciantes”, afirmou.
O Procon
Criado por Lei Municipal em 1986, o Departamento de Proteção ao Consumidor - PROCON de São Carlos está voltado para as questões que envolvem relação jurídica de consumo, regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990), tendo como função principal, a criação, planejamento e efetivação de uma política de proteção ao consumidor, através de fiscalização, orientação e programas educacionais, que garantam segurança nas relações de consumo, incentivando consumidores e fornecedores de produtos ou serviços a conhecer e cumprir as normas que regem as relações de mercado, com o objetivo de equilibrar, cada vez mais o mercado de consumo local.