Central de Notícias

O futuro digital é humano: Philipp Zimmermann debate liderança e inovação na ACISC 11/05/2026

O futuro digital é humano: Philipp Zimmermann debate liderança e inovação na ACISC

Em visita a São Carlos, especialista alemão destaca a importância da empatia e da colaboração multigeracional frente aos desafios da tecnologia

 

Em uma manhã marcada pela troca de experiências e por uma visão pragmática sobre o mercado de trabalho, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) recebeu o especialista internacional em gestão de pessoas, Philipp Zimmermann. Em turnê pelo Brasil e pela Europa, Zimmermann trouxe para o centro do debate uma provocação essencial para o empresariado local: como manter a essência humana em um mundo cada vez mais mediado por telas e algoritmos.

 

O encontro, que reuniu diretores, colaboradores e representantes do comércio, fugiu do óbvio das palestras técnicas sobre “transformação digital”. Para Zimmermann, o segredo da longevidade das empresas não reside apenas no investimento em software, mas no “investimento de tempo e visão” para criar ambientes de colaboração mútua.

 

A liderança que escuta

Um dos pontos altos do bate-papo foi a desconstrução da figura do líder inalcançável. Zimmermann defendeu que a verdadeira força de quem comanda está na capacidade de se integrar à engrenagem, tratando subordinados como peças fundamentais e, acima de tudo, como pessoas ouvidas.

 

“Um líder forte sabe não se colocar acima das pessoas. Ele entende que o único caminho para enfrentar a insegurança econômica e as inovações aceleradas é criar um ambiente de inclusão e diversidade, enriquecendo a preparação da decisão com a visão de todos”, afirmou o especialista.

 

Segundo ele, o papel do gestor moderno é atuar como um facilitador de confiança, permitindo que diferentes gerações e áreas contribuam para uma decisão final mais robusta e respeitosa.

 

O digital como interface
A visita foi viabilizada pelo pesquisador, escritor, consultor e palestrante Alex Born, parceiro de Zimmermann em projetos internacionais. Para ele, a presença do especialista em São Carlos reforça o compromisso da ACISC em trazer o que há de melhor no cenário global para a realidade do interior paulista.

 

O tema central da turnê, “O futuro digital é humano”, resume a filosofia apresentada. Alex enfatizou que a integração entre a tecnologia e o elemento humano é inevitável e necessária. “Integração é extrair o melhor do ser humano através das ferramentas digitais. Multigeração é unir a experiência dos veteranos com a agilidade dos novos talentos. Desenvolvimento regional é fortalecer a associação e a educação para criar um ecossistema onde a região possa florescer”, afirmou.

 

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destacou que o encontro reforça o compromisso da entidade em aproximar o comércio de São Carlos das principais tendências de gestão, inovação e relacionamento humano. “A tecnologia avança todos os dias, mas são as pessoas que fazem as empresas acontecerem. Por isso, momentos como este são fundamentais para ampliar conhecimento, fortalecer lideranças e preparar nossos associados e colaboradores para os desafios do futuro”, afirmou.

 

Segundo Ivone, a ACISC tem buscado promover ações que contribuam para o desenvolvimento empresarial e humano da cidade. “Quando trazemos especialistas e abrimos espaço para o diálogo, criamos oportunidades para que o comércio evolua de forma mais preparada, mais integrada e mais humana”, completou.

 

Além de Ivone, participaram do encontro o vice-presidente da ACISC, Mozart Pedroso; o tesoureiro da entidade, Hercílio Carvalho; o assessor jurídico, Dr. Estevam Muszkat; o gerente administrativo, Alexandre Rosa; a analista de recursos humanos, Cristiane Batista; e demais colaboradores da entidade.

 

Cultura e descontração

Além dos negócios, o encontro revelou um lado curioso do especialista alemão: sua conexão com a cultura brasileira. Após se arriscar nos versos de “Boate Azul”, chegando a cantá-la em alemão, Zimmermann foi desafiado a aprender “Evidências”, clássico de Chitãozinho & Xororó, para sua próxima visita a São Carlos, em novembro.

 

O clima de descontração ao final da reunião reiterou a mensagem principal do dia: não importa o quão avançada seja a tecnologia ou o quão complexa seja a gestão, são as conexões genuínas e a “boa energia” entre as pessoas que movem o ponteiro do desenvolvimento econômico e social.